quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

“Ignorância Ignorada”, por Riverman

“Ler também é um exercício.” Me recordo muito bem deste slogan, repetido diversas vezes numa propaganda vinculada pela Rede Globo, que visava incentivar a leitura entre os jovens. Pois bem. Depois de alguns anos, penso comigo mesmo: “Ler não é apenas um exercício; é o melhor exercício.” E explico.

A leitura, nem que seja de qualidade duvidosa – como as de origem parajornalísticas, exemplo as da chamada imprensa marrom –, é de muita valia ao interlocutor. Através dela, um cidadão consegue ter uma percepção melhor de seu idioma, contribuindo também, e muito, para sua escrita. Baseio a minha teoria nos intelectuais, pegando apenas dois nomes como exemplo: Claude Lévi-Strauss e Eric Hobsbawn. Ambos são festejados como dois dos maiores intelectuais de fins do século XX e início do XXI. Enquanto o primeiro faleceu recentemente, com exatos 100 anos de idade, o segundo, com pouco mais de 90, ainda continua extremamente lúcido e nos dando mostras de sua vasta inteligência.

Não estou aqui excluindo a importância do exercício físico, que também é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, mas creio que falte incentivo por parte do governo para com a leitura. A obesidade é um assunto muito mais discutido e tem uma posição privilegiada nas agendas de discussão sobre saúde e sociedade em comparação à ignorância, que é pouco levada a sério nos assuntos acerca de políticas públicas.

Que façamos a diferença. Já que os políticos não se interessam em tratar o problema com a primordialidade que é necessária para erradicá-lo, a luta contra a falta de leitura – e de livros – deve ser abraçada por todos nós, os interessados em ver do Brasil um país melhor. Portanto, façamos o seguinte: nos estimulemos a ajudar alguém a sair da ignorância, apresentando a esta pessoa um livro. Se cada um de nós fizer isso, já estaremos ajudando muito e contribuindo para um país repleto de ignorantes, graças à ignorância de nossos governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário