segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Circo eleitoral brasileiro – parte II, por Riverman

O pós-eleições, e da vitória de Tiririca como o deputado federal mais votado do país, continuou servindo de piada a todos nós brasileiros, ao contrário da ilusão de muitos eleitores. Não que Dilma não dará continuidade ao governo medíocre realizado por Lula, uma gestão, reitero dizer, ainda menos pior que os oito anos tucanos, mas no que depender das notícias provenientes do ex-comediante devemos ter material de sobra para o riso.

O agora parlamentar Francisco Everardo Oliveira Silva foi escolhido para integrar a comissão de educação e cultura da câmara. A informação foi confirmada no último dia 25 pelo líder de seu partido, o PR ou Partido da República, na Câmara, Lincoln Portela, que alegou o “fato de [Tiririca] ser um humorista de êxito no Brasil”, além, é claro, de ser “uma pessoa alegre e um ótimo interlocutor junto à sociedade”.

Agora coloquemos os fatos na mesa. Desde quando o trabalho humorístico do ex-palhaço e atual deputado é bem-sucedido? Membro do depauperado programa Show do Tom, uma atração quase que degradante, que não apresenta nenhum tipo de humor crítico e muito pelo contrário: o televisivo só tende a apresentar cenas bizarras e personagens “diferentes”, se é que vocês me entendem, para arrancar risadas de um público intelectualmente menos favorecido.

E a questão de Tiririca ser um orador de sucesso no nosso país é justamente fruto dessa trajetória no mínimo discutível desse cidadão na televisão brasileira. Eleito graças a pessoas que acompanham seu trabalho, logo, como já mencionei acima, indivíduos dos quais arrancar risadas é mais fácil, ou por outras que realizaram erroneamente o voto de protesto, sua campanha grotesta foi favorecida pelo talvez momento de maior revolta dos brasileiros em relação à política.

Ou seja, Vª Exª não tem condições alguma, no meu ponto de vista, de representar bem nossa sociedade no que pauta à educação e à cultura. A não ser que queiramos ouvir nas escolas do país crianças cantando “Florentina Florentina / Florentina de Jesus / Não sei se tu me amas / Pra que tu me seduz?”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário