quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blá, blá, blá sobre perder...

Blá, blá, blá...

(Baseado em análises e mais análises... :P)


Um ótimo questionamento a se fazer ao acordar, não? Você realmente sabe perder? Sabe perder para quem??? Para você mesmo?? Parabéns...
Parabenizo por ser mais do que humano. Por atingir o nível transcedental da coisa; Tornar-se ovacionável, quase divinal.
Penso que não seja natural de qualquer ser humano adotar a postura de um bom perdedor (independentemente do que perdemos... sejamos sinceros: o ódio pela derrota nos assola). Seja uma partida de baralho, a razão em uma briga ou uma amizade outrora eterna, da forma mais sensata possível, há de se convir que tal ódio descrito é algo duradouro e impregnável.
Mas... o que nos torna maus perdedores?
Minha humilde opinião: O nosso hábito de não reconhecermos que não somos bons em tudo. Não é hipocrisia da minha parte. Assim como você, mero 'zézão' que está lendo esse texto, eu também tenho repúdio à derrota. Odeio perder até par ou ímpar. Não existe essa conversa de bom perdedor quando o assunto nos envolve diretamente... é como se algo tomasse posse de nossas ações, nossos corpos e mentes, fazendo com que nos tornemos ignorantes e insensíveis... Não consigo descrever exatamente... Me desculpe.
Porém... agora que eu sei o que me torna um péssimo perdedor.... Como eu posso mudar isso?
Resposta clara e objetiva (sem mimimi): Você não pode!
Como diria Descartes, nós nascemos com uma programação interna; Temos dentro de nós algo que, nosso malvado papai do céu implantou em nossas mentes assim que preparou a "massa do bolo". Nascemos pra ser teimosos, arrogantes e presunçosos. Nascemos pra preguiça e para a vitória. Jamais nos adaptaremos à derrota. 'No way'.
Tal qual o senso de verdade ou o senso de dor, temos o 'senso de derrota': Uma ferramenta em nossas mentes que apita assim que temos um declínio iminente e muda as nossas personalidades.
Eis que surge mais uma questão... E os que sabem perder?
Resposta mais clara ainda: Fingem saber. Não têm sabedoria alguma! Esse dom não é de porte do ser humano. É algo digno da mãe natureza. Não que ela aceite a derrota. Nunca! Acredito que ela finja perder, espere o momento certo e reaja, com mais força e resistência do que anteriormente (vide cortes de árvores ou invasão de territórios inabitáveis pelo ser humano).

E, visando uma conclusão inútil para essa lenga-lenga.

Contente-se. Você desperdiçou mais alguns minutos e eu desperdicei outros tantos da minha vida tentando explicar/entender o comportamento humano, algo indescritível, horroroso e digno dos frutos expelidos pelo meu reto... :]
(Jamais perdeu... desperdiçou... que fique claro, meu nobre colega de arrogância)


Tenha uma boa-noite!

2 comentários:

  1. Eu sou uma péssima perdedora assumida. =D
    Que bom que vc assume tbm ser.
    bjos
    Cammy

    ResponderExcluir
  2. poha daora manow... sabias palavras.. me fez refletir sobre alguns problemas... perder naum queer dizer ser derrotado..


    REnan =D

    ResponderExcluir