quinta-feira, 30 de julho de 2009

O verdadeiro jornalista, por Riverman

Nesta última terça-feira, estava sem sono e com poucas opções de entretenimento. Resolvi fazer algo que há muito não fazia: assistir o famigerado Programa do Jô. De repente, quando se inicia o segundo bloco, o entrevistado é Juca Kfouri. Ao acompanhar a entrevista, além de ficar com vontade de ler seu novo livro (Por Que Não Desisto: Futebol, Dinheiro e Política), ganhei ainda mais admiração pelo jornalista Juca (a mesma que sinto desde a adolescência, ao ler seus textos principalmente em Lance! e assistir seus comentários na ESPN, passando ainda pelo curto período em que cursei faculdade de Jornalismo, até os dias de hoje).
Suas palavras, dentro da crônica esportiva brasileira, estão entre as principais. Suas críticas aos cartolas brasileiros que fazem do esporte-símbolo nacional uma piada, que preferem negociar atletas de excelente qualidade para países como Emirados Árabes, Qatar, Coréia do Sul, Japão...(nada tenho contra esses países, só que estes além da pouquíssima tradição no futebol, possuem apenas altíssimas quantias de dinheiro para movimentar o mercado da bola) em troca de verdadeiras misérias (valores que muitas vezes não atingem a casa dos US$5 milhões, quando entre times europes negociações de jogadores do mesmo porte podem atingir US$ 20, 25 milhões) são as mais racionais possíveis. Confesso que também há muito não acompanho, devido à minha vida universitária, o programa "Juca Entrevista", na ESPN (não estou nem habilitado a informar os horários do programa) que, além de sua qualidade jornalística - ao menos nos períodos ao qual eu pude acompanhá-lo- , quase sempre traz convidados que debatem e expõem as deficiências políticas não só do nosso futebol e sim do nosso esporte, debatendo o assunto sem nenhum "rabo preso".
Parabéns a Juca Kfouri, que seu livro se torne sucesso e que ele siga o sendo o grande cronista que é, apesar da sua predileção futebolística, infelizmente, ao Sport Club Corinthians Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário